pesquisar

segunda-feira, 22 de junho de 2015

LP Go !

Linguagem de Programação: 17º Go






Continuando os artigos do ranking de programação... 
Ficando em 17º a linguagem "Go", vamos lá para sabermos mais sobre ela. (Mas antes queria só destacar, estamos publicando agora o artigo #10).


Linguagem de programação criada pela Google e lançada em 2009 com código aberto, foi baseada numa linguagem compilada e programação concorrente, chamada Inferno. Sendo o projeto inicial feito em 2007 por Robert Griemeser, Rob Pike e Ken Thompson. Nos dias atuais, encontramos para os sistemas Windows, Linux, Mac OS X e FreeBSD. 


A sintaxe de Go é parecida com a linguagem C, mudando algumas características, como exemplo, as estruturas “for” e “if”. Algumas funcionalidades ausentes são tratamento de exceção, Herança, programação genérica, e sobrecarga de métodos. 

Essa linguagem possui dois copiladores para Go, 6g e ferramentas complementares- conhecida em grupo como gc-são escritas em C, utilizando yacc e bison para sua análise sintática, também há outro chamado gccgo, outro copilador de Go com front-end C++. 


Sendo criada com o objetivo de suceder da linguagem C, os inventores da linguagem são funcionários do Google, e o Go fez o caminho até o Google App Engine assim como o Java e o Python. “Os objetivos declarados do projeto Go são compilação eficiente, execução rápida e programação simples. As linguagens existentes não conseguem combinar os três, dizem os inventores do Go, que se propõe a combinar a programação simples oferecida por linguagens cada vez mais populares como Python e Ruby com a eficiência e confiabilidade de outras mais “veteranas” como C, C++ e Java. Ao fazer isso, a compilação não vai demorar tanto tempo como em projetos Java, por exemplo. Além disso, a linguagem Go visa lidar com dependências entre bibliotecas externas de uma forma superior.”


Exemplos:


Escrevendo olá mundo em Go:
package main

import "fmt"

func main() {
    fmt.Printf("Olá, Mundo!\n")
}

Outro exemplo, uma implementação do echo do Unix.
 
package main
 
import (
    "os"
    "flag" // analisador sintático da linha de comando
)
 
var omitNewline = flag.Bool("n", false, "don't print final newline")
 
const (
    Space   = " "
    Newline = "\n"
)
 
func main() {
    flag.Parse() // escaneia a lista de argumentos e configura as bandeiras
    var s string = ""
 
    for i := 0; i < flag.NArg(); i++ {
        if i > 0 {
            s += Space
        }
 
        s += flag.Arg(i)
    }
 
    if !*omitNewline {
        s += Newline
    }
 
    os.Stdout.WriteString(s)
}

Referencia bibliográficas: wikipedia.org & imasters.com
P.s. TecnoGeek.
››

domingo, 21 de junho de 2015

LP Visual Basic


Linguagem de programação: 18º Visual Basic.


Ficando no ranking das linguagens em 18º luga, o Visual Basic. O que seria exatamente essa linguagem?. Se você leitor, gosta do sistema Windows, vai amar isso.

Essa linguagem permite você criar programas para o Microsoft Windows, mesmo se você é inexperiente na programação do Windows, com o Visual Basic, você tem um conjunto completo de ferramentas para simplificar o desenvolvimento.

O Visual Basic refere-se é uma maneira usado para criar o que o usuário enxerga, sua interface gráfica, refere-se a linguagem de programação BASIC-Beginners All Purpose Symbolic Instruction Code- essa linguagem foi á mais usada entre os programadores do que qualquer linguagem na história da computação. Realizando assim, programas úteis com algumas de suas ferramentas.

É uma linguagem da empresa Microsoft, sendo integrada ao pacote Microsoft Visual Studios, assim sua versão mais recente do pacote Visual Studio. Net.

"Existem várias linguagens derivadas, entre as quais:

*VBScript é a linguagem default (por definição) para Active Server Pages e pode ser usada no scripting (programação) de Windows e de páginas da Internet.

Visual Basic .NET é a nova versão do Visual Basic, que é parte integrante da plataforma Microsoft .NET. Essa versão nao é totalmente compatível com as versões anteriores, mas existe a possibilidade de converter códigos antigos, que após uma revisão podem ser usados no Visual Basic .NET. Para fins de comparação, essa linguagem usa o paradigma de Orientação a Objeto e você encontrará muita semelhança com o Java.

Visual Basic for Applications (VBA) permite a criação de macros, e está integrado em todos os produtos da família de produtos Microsoft Office, e também em outros produtos de terceiros tais como Visio (agora pertencente à Microsoft) e WordPerfect Office 2002."

Mudanças: 2002, sua versão original mudou de aspecto, ganhando diversos recursos, utilizados também no Java e C++, mas continuando com a mesma sintaxe, orientado a objetos, etc.

Outra grande novidade é que possibilita a programação para WEB(ASP.Net), dispositivos moveis, Windows form e também a Silverlight. Além de melhorarem seu acesso á dados, foi melhorado com o ADO.Net (Baseado na XML), permitindo um acesso desconectado com o banco de dados.

Exemplo: Gera-se parábolas de tamanho e cores aleatórias, criando assim um efeito psicodélico. A mudança de velocidade das cores pode ser alterada: 



  • Private Sub DrawShape() 

  • Dim XÂ Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â As Single


  • Dim YÂ Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â As Single


  • Dim tRadianos    As Single


  • Dim RÂ Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â As Single


  • Dim AÂ Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â As Single



  • Dim Teta        As Single 




  • Call Randomize


  • Scale (3, -3)-(-3, 3) 'Muda a Escala


  • tRadianos = 25 * Atn(1) 'Círculo


  • 'Muda a cor da parábola aleatóriamente


  • ForeColor = QBColor(Rnd() * 15)





  • A = 3 * Rnd() 'Aleatório usado 



  • 'Laço de repetição for - executa todos os comandos entre 


  • 'For e Next um limite inicial e final definido pelo programador 




  • For Teta = 0 To tRadianos Step 0.01



  • Â Â Â Â R = A * Sin(10 * Teta) 'Efeito do raio aleatório 




  • Â Â Â Â X = R * Cos(Teta) 'Coordenada X 




  • Â Â Â Â Y = R * Sin(Teta) 'Coordenada y


  • Â Â Â Â PSet (X, Y)


  • Next Teta





  • End Sub





  • Private Sub tmrTimer_Timer()


  • Â Â Â Â 'Evento que chama a função de tempos em tempos


  •     Call DrawShape                     Â


  • End Sub
Referencias bibliográficas: msdn.microsoft.com & oficinadanet.com.br
P.s. TecnoGeek. 
››

LP Clojure

Linguagem de Programação: 19º Clojure

Continuando os artigos sobre o ranking das linguagens de programação-artigo 8 do blog-. A linguagem Clojure fico em 19º lugar no ranking.

Vamos para...: Por dentro do assunto...


A Clojure, uma linguagem bem funcional, rodando em máquinas virtuais Java de modo simples e elegante, agora vamos ver o que exatamente é essa linguagem.

Criada em 2007 por Rich Hickey, desenvolvida com o objetivo de realizar aplicações multitarefada de forma mais simples, praticamente o código existente origina do Java, sendo assim fácil de ser aproveitada e facilmente integrada a uma aplicação em Conjure.

Sendo uma linguagem funcional, a menor unidade de trabalho passa á ser uma função, estamos acostumados que em Java é preciso a criação de classes e objetos especializados, assim trabalhando em conjunto, em uma linguagem funcional, criamos funções que assim trabalhem em conjunto, resolvendo as mesmas situações.

Uma observação antes de continuar, pode ser para certas pessoas se estranharem, porque no início, por padrão os clojure são imutáveis, para quem vem do Java é como se fosse valores declarados usando cláusula "Final".

Essa linguagem permite altera a linguagem para que ela se adeque á suas vontades, devido a possível criação demacros. Desenvolver um macro é equivalente, podendo adicionar outras linguagens, e é tão útil que possuem livros inteiro de explicações.

Instalando o Clojure.

Para o começo de se utilizar o Clojure, a melhor ferramenta é o Leiningen, fazendo gerenciamento dependências e de automatização a copilações, execuções de pacotes binários, além de que permite uma grande quantidade de plugins.

No próprio site, indo em direto em "Links", podem ser baixados os scripts de instalação e deixando ele em um diretório de nome da variável de ambiente PATH. Nota importante: "Para quem quiser instalar o Leiningen no Windows, crie um diretório sem espaços no nome e informe-o na variável de ambiente LEIN_HOME. Por padrão, a ferramenta é instalada no diretório do usuário, mas você não conseguiria atualizar o Leiningen para uma próxima versão por conta do diretório Documents and settings. Nos demais sistemas operacionais isso não acontece."

Na primeira vez, começa á baixar algumas bibliotecas para seu computador, sendo um dos seus principais recursos o chamado REPL-Read Eval Print Loopou- em portugês (Leia,avalie,imprima,repita. O REPL é um prompt para linguagem no qual podemos definir valores, executar comando, etc).

Após a instalação segue para o seguinte site, que lá explica os primeiros passos: 


Eu não possuo informações técnicas especificas sobre essa linguagem, sendo assim por finalizar, ela possui uma linguagem produzindo em um bytecode JVM, desenvolvimento dinâmico, ênfase na recursividade, concorrência.

Até a postagem #9. 

Referencias bibliográficas: devmedia.com.br & o wikipedia.org


P.s. TecnoGeek
››

sábado, 20 de junho de 2015

LP Groovy

Ranking das Linguagens de Programação:

Como tinha dito no artigo anterior, irei retratar de uma forma simplificada as linguagens de programação, começando pelo 20º.

20º) Groovy.

Vamos pelo princípio,o que seria o "Groovy"?

Essa linguagem é definida por ser uma "linguagem ágil e dinâmica para a plataforma Java com muitas ferramentas que são inspiradas em linguagens como Python, Ruby e Samlltalk, tornando-se as disponíveis aos programadores Java, usando uma sintaxe próxima ao Java". Se você leitor já conhece a linguagem Java e sabe mexer nela, não terá nenhuma dificuldade em mexer nessa linguagem, é quase a mesma forma, mudando alguns códigos adicionais que a linguagem oferece.

Indo mais para  fundo:

Instalação do Groovy:

Se você já possui o Grails, o Groovy já vem embutido em seu computador. Entretanto você não o tenha baixe sua versão mais nova no seguinte site: http://groovy.codehaus.org. O único requisito é que baixe a versão do JDK 1.4. Incluindo em seu sistema a variável de ambiente JAVA_HOME.


Diferenças entre código Java e Groovy.

Como disse anteriormente, não possui muita diferença entre essas duas, em sua sintaxe. As principais diferenças é:

Ponto e vírgula opcional: Não necessariamente ao digitar um comando você utilize ponto e vírgula, apenas em caso de mais de um comando.

Exemplo:


  1. println "Sou um comando sem ponto e virgula. Não é legal?"
  2. println "Eu já tenho ponto e virgula no final. Sou mais tradicional";
  3. println "Mais de um"; println "comando"; println "na mesma"; println "linha.";

Conceito de verdade: Groovy também entende o conceito de verdade igual ao do Java, além de que valor verdadeiro diferente de null, por exemplo:

  1. String str = "Sou uma string não nula"
  2. String strNula = null
  3. if (str) {
  4. println "Eu com certeza serei impresso" 
  5. }
  6. if (! strNula) {
  7. println "Eu vou ser impresso, pois meu teste consistiu em uma string nula negada!" 
  8. }
"Main opcional": Se trabalharmos em forma de Script, o arquivo considerado pode ser o código fonte como um main e tudo que estiver fora das chaves será executado, por exemplo:
  1. println "Veja, sou um script feito em Groovy"
  2. boolean maiorQue(int a, int b) {
  3. return a < b
  4. }
  5. println "Reparou como eu simplesmente 'ignorei' a função maiorQue e continuei imprimindo?"

Gerando á saída:

Veja, sou um script feito em Groovy

Reparou como eu simplesmente 'ignorei' a função maiorQue e continuei imprimindo? 
Tudo é considerado objeto: o Java tudo é primitivo ou não primitivos, em Groovy tudo é considerado objeto. Os primitivos em Java ocorre uma conversão em suas respectivas classes:


  1. int inteiro = 4;
  2. print inteiro.toString() 

Return opcional: a opção return em Java, também existe em Groovy, entretanto opcional, dado á uma determinada função o valor retorna do último comando correspondente ao valor de retorno da mesma, tal como no exemplo:


  1. boolean maiorQuetradicional(int a, int b) {
  2. // a maneira "tradicional" de se trabalhar com Java
  3. return a > b
  4. }
  5. boolean maiorQueGroovy(int a, int b) {
  6. a > b // bem mais simples!
  7. }


Sobre escrita de operadores: Igual ao C++, em Groovy pode escrever também os operadores básicos da linguagem, como ++, -, >, etc.



Dentre outras muitas diferenças entre a sintaxe do Java e do Groovy. (A terminação das diferenças entre no site: http://www.itexto.net/devkico/?p=231). 

Como já tinha dito, á programação sendo parecido com á do Java, sendo uma linguagem dinâmica e orientada.Ele é um projeto de Software Livre hospedado na Codehaus responsável por outros projetos como XStream, Pico/Nano Container, AspectWerkz, ActiveMQ, JMock, Drools e tantos outros e é padronizada pela JSR 241.

Referencias bibliográficas: itexto.net & wikibooks.org

P. s. TecnoGeek


››

Futuro...

Próximas Postagens!!!

Devido em que eu fiquei muito fascinada pelo ranking das linguagens de programação, fiquei em interesse de publicar o que é cada linguagem, de uma forma simplificada, mas que pessoas que possuam o interesse e fiquem por dentro.
Vou avisando, á maioria dos artigos, eu faço um resumo de site de origem, pois acho muito mais fácil e sempre no final dos meus artigos eu coloco sua fonte, ou seja, de onde ela foi retirada.
Até o próximo artigo.
P.s. TecnoGeek.
››

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ranking das Linguagens de programação

Linguagens de Programação!!!

Artigo 5 de meu blog!!!. As linguagens de programação são muito interessantes para pessoas que estão ligadas á área de informática, programação, dentre outros temas.

Fiz uma pesquisa de artigos do ranking de linguagem de programação, o mais próximo em que eu cheguei e também foi publicado nesse ano, foi em 16/01/2015.
Essa pesquisa reuniu em média de 20 linguagens de programação mais usadas ou pesquisadas por pessoas interessadas na programação. 
Um dia antes da publicação no site, foi liberada o ranking. Um fato curioso que ressalto foi que a linguagem desenvolvida pela Apple a "Swift", pulo da colocação 68º e chego na colocação de 22º de umas linguagens mais usadas. 
Vejamos o Ranking dos 20 primeiras linguagens de propragamação mais usadas. 

1º JavaScript
2º Java
3º PHP
4º Python
5º C#
6º C++
7º Ruby
8º CSS (não é exatamente uma linguagem de programação)
9º C
10º Objective-C
11º Perl
11º Shell
13º R
14º Scala
15º Haskell
16º Matlab
17º Go
18º Visual Basic
19º Clojure
20º Groovy 





Percebemos que o Java Script e o Java estão muito próximos um do outro, isso se dá porque o Java Script usa planamente o uso da internet. 

Temos também um gráfico que mostra o ranking em termos de popularidade. O gráfico é completo, apresentado outros linguagens que não apareceram nos 20 primeiros.

Referencias bibliográficas: olhardigital.uol.com.br


P.s. TecnoGeek.
››

Maioridade penal 17/06

Redução da maioridade penal, aprovada pela comissão?!

Primeiramente, eu achei essa matéria muito interessante, pois está sendo discutida em diversos lugares, se sim ou não a redução a maioridade penal. Você leitor, concorda com a redução da maioridade penal, sim ou não?. (Se quiser responder a essa pergunta, escreva nos comentários sua opinião sobre o assunto).
Continuando sobre a matéria, é a seguinte:

A comissão que analisa a PEC( Proposta de emenda á constituição) da maioridade penal, aprovou nessa quarta-feira (17/06). O documento prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, para crimes hediondos, homicídio doloso, roubo qualificado e lesão corporal grave seguida de morte. A votação foi seguida com 21 votos a favor da redução e apenas 6 contra. Agora, no próximo dia 30, vai seguir para o plenário da câmera dos deputados.
A sessão dessa quarta-feira, foi muito tensa, deixando apenas um grupo de pessoas entrarem. Dentre essas pessoas, o governo do PT é contra a redução.
Originalmente, o relatório pedia a redução da maioridade penal para todos os crimes. Entretanto, o novo documento restringiu para os crimes hediondos e outros crimes considerados de alta gravidade. Também incluiu para que em 2012 um referendo para as eleições sobre o assunto.
Todavia na terça-feira (16/06), o ministro da justiça, José Eduardo Cardoso, anunciou que apoiaria um projeto do senador José Serra(PSDB-SP), que ao invés de diminuir a maioridade penal, aumentasse a pena de internação no ECA (Estatuto da criança e o adolescente). A pena máxima no ECA é de 3 anos, o novo projeto poderiam chegar a 8 anos de internação.
Para entra em vigor a redução, a PEC, precisa ser aprovada em dois turnos tanto na câmera dos deputados e tanto no senado.

Referencia bibliográfica: noticias.uol.com.br
P.s. TecnoGeek
››

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Pragas Virtuais

Entendo um pouco sobre as famosas "Pragas Virtuais"

Eu sei como é se sentir frustrado quando não conhecemos determinado assunto, ou por exemplo, um assunto que afeta nosso computador. Principal problema que encontro hoje em dia, é a falta de conhecimento sobre essas 'pragas'.Então antes de mais nada esse é meu segundo artigo sobre informática e espero que gostem e entendam o máximo possível.

Vírus.

Começarei pela 'praga' mais simples, o qual todos conhecemos, o "vírus". O vírus só consegue infectar ou acessar algum arquivo em seu computador através de seu e-mail, arquivos pirateados, dentre outras muitas possibilidades. Uma vez dentro do seu computador consegue se espalhar muito rapidamente, infectando muitos de seus arquivos pessoais. A única maneira do combate a essa 'pequena praga', é instalando os famosos antivírus, sempre deixando seu programa atualizado e DIARIAMENTE  escanear seu computador e os dispositivos removíveis.

Cavalo de troia (Trojan).

Considerando, o Trojan é o pior das 'pragas', um tipo de Malware (malicious e software), entretanto ele não se multiplica para se espalhar e infectar seus arquivos, o Trojan tem a finalidade de comandar seu computador através de um usuário por detrás disso, uma forma de disfarce. Vai possuir o objetivo de abrir 'caminho', para invasor querer acessar suas configurações e comandar em seu computador. A maneira correta de evitar o 'cavalo de troia', é não permitir instalação de programas por um Antivirus. 

Browser (Browser Hijacking).

Pode se dizer que entre as 'pragas' essa seja a mais chata. Considerada um Malware, controla os navegadores da web, conseguindo realizar funções sem o uso direto de um usuário, muda o layout da página, dentre outas mudanças de configurações ele consegue realizar. Seu meio de se espalhar é instalação de ferramentas de busca, entrar em sites maliciosos, o jeito é atualizar seu antivírus ou instalar o anti-spyware.

Keylogger (Registrador de Teclado).

São entre as 'pragas', a que não danifica, não causa estragos em seu computador, mas ele tem como objetivo armazenar senhas, registrando diferentes tipos de dados.Utilizados por criminosos que querem descobrir senhas de e-mail, conta bancária, etc. Se espalham por meio de links, mídia contaminada, e-mail, etc. Para o combate dessa 'praga', é muito simples, basta passar o antivírus em seu computador.

Ransomeware.

Um tipo de Malware que vai funcionar é infectar seu computador, ou seja, ele bloqueia o acesso a determinados programas, ás vezes possibilitando para que você faça pagamento para o acesso, ou até mesmo chantagens, contendo ameaças de expor arquivos pessoais, imagens, etc.
Nesse caso, o jeito de ranca esse vírus é passando o antivírus, ou nos casos mais critico, realizar o backup do computador, realizando a restauração do sistema de fábrica.

Rootkit.

Essas 'pragas' são as mais espertinhas, possuindo conhecimento complexos sobre programação. Grande parte de suas ações são maliciosas, fazendo com que esconda determinados programas ou processos que o vírus realiza no computador. Vários antivírus consegue ranca de maneira fácil, mas á casos em que o antivírus não detecta e assim a única opção restante é fazer á restauração do sistema.

Spyware.

São 'pragas' que conseguem espionar o usuário, assim conseguindo informações pessoais dele. Aparecem em geral infectados em site maliciosos em que eles são embutidos. Sendo assim, o antivírus podem realizar tal processo, mas o necessário seria instalar o software, o antispyware, assim esse programas tem o foco direto na eliminação dessa 'praga'.

Verme (Worm).

Um tipo de 'praga' diferente das demais, pois ela não atinge um computador alvo e sim uma rede de computadores. Se espalha muito rapidamente, então é preciso de um antivírus que proteja todo sistema de rede de computadores.



Referencias bibliográficas: revistabw.com.br


P.s. TecnoGeek.




››

terça-feira, 16 de junho de 2015

Supercomputadores x Maiframes

O que dizer dos supercomputadores e os mainframes?

Primeiro artigo do blog, espero que gostem.
Fiquei procurando artigos relacionados á esse tema, um tema para mim interessante e sendo assim queria mostrar á vocês o que seria os mainframes e supercomputadores. (Até então, eu não sabia exatamente a diferença).

Primeiro vou generalizar os supercomputadores e os mainframes. 



Os supercomputadores seria uma espécie de computadores "Enorme", com uma capacidade imensa de processamento e armazenamento de informações, usada por exemplo em estudos científicos, mecânica, meteorologia, física quântica dente outras, encontra na famosa "Nasa".





Os mainframes é um tipo de mega computadores que também desenvolve grande processo de informações, realizam tarefas que levariam dias para serem desenvolvidas e realizadas, mas que utilizam um curto período de tempo e possui muita precisão em seu processamento.


Supercomputadores x Mainframes, sua principal diferença... Exatamente não conseguimos visualizar uma, mas os supercomputadores são muitos utilizados para desenvolver problemas em que o tempo é o limite e os mainframes é que usam alta taxa de disponibilidade e taxa de transferência de arquivos.


P.s. TecnoGirl
››

Apresentação #1

Apresentações!!!

Minha primeira postagem vai ser uma apresentação do blog. Comecei hoje ele, irei postar artigos relacionados principalmente á informática e sobre livros, e entre outros assuntos que acharei interessante postar por aqui. Ficarei responsável por postar um artigo á cada semana (Tentar pelo menos), e antes de mais nada minha apresentação. Me chamo Mariana, dona do blog, tenho 15 anos (então não reparem nos meus erros de português). Espero que gostem do meu blog e até á próxima.

P.s. Meu codinome é TecnoGeek.
››