Parâmetros de uma linguagem de programação
Nesse artigo irei abordar o assunto ‘parâmetros de uma linguagem de programação’, com o objetivo de levantar alguns pontos importantes nas linguagens. A característica das linguagens varia de uma para outra, que varia principalmente por parte de sua sintaxe e recursos.
Legibilidade
Essa propriedade tem o objetivo na facilidade de leitura de códigos. Quanto mais fácil for sua leitura do programa mais fácil será o entendimento de todo código e erros existente no programa.
Uma linguagem de programação com baixíssima legibilidade será mais difícil seu entendimento. Exemplo: “Linguagens que usam Goto normalmente reduzem a legibilidade porque nesse tipo de programação, os programas possuem fluxo de controle e não obedecem a padrões regulares. Tornando difícil acompanhar e entender o que eles fazem”.
Alguns efeitos prejudiciais podem aparecer na legibilidade em certas linguagens causando modificação no programa durante certas expressões ou comandos matemáticos, dentre outras hipóteses. Outro fato importante levantar é que algumas linguagens possuem uma postura altamente questionável da propriedade legibilidade. “FORTRAM, por exemplo, permite que identificadores especiais como DO, END, INTEGER e REAL sejam também nomes de variáveis”.
A documentação é importante nessa propriedade, pois facilita ao leitor o funcionamento do programa, para que isso ocorra corretamente é preciso fazer desde o começo do programa. Os comentários também auxiliam de uma maneira de documentação onde uma explicação ou especificação são inseridas diretas no programa, desde que não confunda o comentário e o código.
Exemplos:
· VISUAL BASIC:
· Uso do operador "=" com sinal de atribuição e comparação.
· Chamada a funções e procedimentos com passagem de parâmetros. De acordo com o contexto é necessário o uso de "(".
· C/C++:
· Uso do "*" denota diversas coisas, como sinal multiplicador, passagem por referencia, declaração de ponteiros.
Redigibilidade
Essa propriedade está relacionada com a escrita do programa. A Redigibilidade pode entrar em confronto com a legibilidade.
Alguns tipos de linguagem de programação utilizam estruturas complexas, pois pode não mostrar sua funcionalidade. Por exemplo se pegarmos o exemplo do Visual Basic, possui uma falta de declaração recursiva e ponteiro, podendo assim limitando o seu uso com o uso de listas, etc. Outro ponto importante destacar é na redigibilidade do Visual Basic, onde dificulta na nomeação das variáveis proibindo a nomeação de variáveis do mesmo tipo especificando o tipo somente uma vez. Exemplo: “Dim i, j, soma as integer (Nesta declaração somente a variável soma é do tipo integer, as demais i e j são variant, o que além de falta de redigibilidade também temos falta de legibilidade podendo ocasionar efeito colateral, onde i e j podem assumir qualquer tipo de valor). ”
Algumas propriedades que ajudam a redigibilidade são classificados como simplicidade, ortogonalidade, expressividade e rigor na definição.
Próxima postagem eu continuo esses parâmetros, porque senão o artigo vai ficar imenso.
Referencias bibliográficas:
P.s TecnoGeek
Nenhum comentário:
Postar um comentário