Entendo um pouco sobre as famosas "Pragas Virtuais"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEie_t07Cbs0FMvSyvKk2jkNN7L-NavXOrZl4hCuZ1Q4Sy8mA-OS2Kdlnuk1gnyzNTL_4ifua2MabQRSvpgH4IrW8FBKHUTanm9H0J4Ur_pbS6q_wcgmulSqBuduJGEPt4c2SSKsbBWhIr6j/s400/copia-de-malware.jpg)
Vírus.
Começarei pela 'praga' mais simples, o qual todos conhecemos, o "vírus". O vírus só consegue infectar ou acessar algum arquivo em seu computador através de seu e-mail, arquivos pirateados, dentre outras muitas possibilidades. Uma vez dentro do seu computador consegue se espalhar muito rapidamente, infectando muitos de seus arquivos pessoais. A única maneira do combate a essa 'pequena praga', é instalando os famosos antivírus, sempre deixando seu programa atualizado e DIARIAMENTE escanear seu computador e os dispositivos removíveis.
Cavalo de troia (Trojan).
Considerando, o Trojan é o pior das 'pragas', um tipo de Malware (malicious e software), entretanto ele não se multiplica para se espalhar e infectar seus arquivos, o Trojan tem a finalidade de comandar seu computador através de um usuário por detrás disso, uma forma de disfarce. Vai possuir o objetivo de abrir 'caminho', para invasor querer acessar suas configurações e comandar em seu computador. A maneira correta de evitar o 'cavalo de troia', é não permitir instalação de programas por um Antivirus.
Browser (Browser Hijacking).
Pode se dizer que entre as 'pragas' essa seja a mais chata. Considerada um Malware, controla os navegadores da web, conseguindo realizar funções sem o uso direto de um usuário, muda o layout da página, dentre outas mudanças de configurações ele consegue realizar. Seu meio de se espalhar é instalação de ferramentas de busca, entrar em sites maliciosos, o jeito é atualizar seu antivírus ou instalar o anti-spyware.
São entre as 'pragas', a que não danifica, não causa estragos em seu computador, mas ele tem como objetivo armazenar senhas, registrando diferentes tipos de dados.Utilizados por criminosos que querem descobrir senhas de e-mail, conta bancária, etc. Se espalham por meio de links, mídia contaminada, e-mail, etc. Para o combate dessa 'praga', é muito simples, basta passar o antivírus em seu computador.
Ransomeware.
Um tipo de Malware que vai funcionar é infectar seu computador, ou seja, ele bloqueia o acesso a determinados programas, ás vezes possibilitando para que você faça pagamento para o acesso, ou até mesmo chantagens, contendo ameaças de expor arquivos pessoais, imagens, etc.
Nesse caso, o jeito de ranca esse vírus é passando o antivírus, ou nos casos mais critico, realizar o backup do computador, realizando a restauração do sistema de fábrica.
Rootkit.
Essas 'pragas' são as mais espertinhas, possuindo conhecimento complexos sobre programação. Grande parte de suas ações são maliciosas, fazendo com que esconda determinados programas ou processos que o vírus realiza no computador. Vários antivírus consegue ranca de maneira fácil, mas á casos em que o antivírus não detecta e assim a única opção restante é fazer á restauração do sistema.
Spyware.
São 'pragas' que conseguem espionar o usuário, assim conseguindo informações pessoais dele. Aparecem em geral infectados em site maliciosos em que eles são embutidos. Sendo assim, o antivírus podem realizar tal processo, mas o necessário seria instalar o software, o antispyware, assim esse programas tem o foco direto na eliminação dessa 'praga'.
Verme (Worm).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiASvHRfrs-MTcluogUQDM_UP-tntSCc-kbZ537aAlRahliN1KrjHgExc2s6CHoFIzGcEn6lf8EjwO5nzcpPaPm-2fuo2VGNdZPMSYg2BigqxcH2QG2VZrWU7p3j5RDQiEmDD_QTdvZs9Oo/s400/virus_.jpg)
Referencias bibliográficas: revistabw.com.br
P.s. TecnoGeek.
Nenhum comentário:
Postar um comentário