Linguagens de programação... 14º Scala
Esse artigo será uma retomada no ranking nas linguagens de programação, e agora estamos na 14º colocação, ou seja, a linguagem Scala. Irei abordar suas principais características e introduzir um pouco sobre essa linguagem, espero que lhes interessem.
Scala é uma linguagem bem interessante, ela vai ajudar a programar de forma precisa e possui um tipo de tipagem segura, conhecida como type-safe. Irá interagir outras linguagens orientadas a objetos e a funcional, permitindo assim a facilidade dos programadores para trabalharem melhor.
Essa linguagem possui uma característica peculiar interessante, como alguns programadores perceberam logo de cara – sendo que possuam conhecimento em linguagem orientadas a objetos – seria a quantidade do código gerado, pois a quantidade é surpreendente menor que por exemplo os códigos gerados da linguagem Java.
Assim, algumas empresas no geral de tecnologia apontaram que a linguagem Scala é uma troca com a linguagem Java, ou seja, a Scala substitui a produtividade do Java, também o desenvolvimento, escalabilidade e confiabilidade são levados em conta na avaliação.
“Scala combina os paradigmas de programação orientada a objetos e funcionais, utilizando uma sintaxe concisa que é totalmente compatível com Java e é executado na JVM. O suporte para o estilo de programação funcional, e, em particular, expressões lambda que não se esperava até o JavaSE 8, podem ajudar a reduzir a quantidade de código verboso (boiler plate code) que você é obrigado a escrever, sem dúvida, concentrando-se em tarefas mais específicas e direcionadas.”
Leia mais em: Introdução a Linguagem Scala:
Exemplo:
O exemplo mais simples para introduzir nessa linguagem
object AloMundo {
def main(args: Array[String]) {
println("Alô Mundo!")
}
}
Essa estrutura é o método é chamado também de ‘main’ que levaria os argumentos de linha de comando e um ‘array’ de strings de tamanho, esse tamanho consiste em uma única chamada para o método ‘println()’ e mensagem com argumento. Assim o método principal não retorna um valor, não necessitando a declarar um tipo de retorno.
Nessa fonte explica mais ainda esse exemplo e como é sua instalação: http://www.devmedia.com.br/introducao-a-linguagem-scala/29800
A linguagem foi criada a partir de duas premissas básicas, a primeira premissa é a linguagem é ser escalável, ou seja, a linguagem é necessária conseguir descrever componentes pequenos e para também descrever componentes grandes. A segunda é a escalabilidade, ou seja, uma linguagem que unifica e generaliza os conceitos de programação orientadas a objetos e de programação funcional. Os projetores dessa linguagem quiseram construir uma linguagem funcional para poder facilitar o trabalho dos programadores.
P.s. TecnoGeek
Nenhum comentário:
Postar um comentário