pesquisar

domingo, 25 de outubro de 2015

Parâmetros de uma linguagem de programação #3




Parâmetros de uma linguagem de programação




Eficiência




Certas aplicações em algumas linguagens de programação são mais recomendadas, entretanto outras devem ser evitadas. Por exemplo a aplicação de automação em tempo de execução, requerem que as linguagens minimizem o tempo e de acesso aos dispositivos periféricos, bem como uso da memória.




Algumas linguagens de programação como o PASCAL, JAVA, VISUAL BASIC colocam que os seus índices de vetores sejam verificados em todos os acessos durante a execução de certos programas, implicando ao teste antes de utilizar os vetores. Entretanto a linguagem em C não produz isso, então o código feito será mais eficiente na sua execução. Mas se olharmos por outro lado, se verificarmos os índices de vetores ele vai perde sua confiabilidade de linguagem, podendo acarretar espaço de memória errada e tornado o programa inesperado, por isso quando programamos em C, o teste esteja feito corretamente, porque após desligar o computador e ligar novamente para executar o programa novamente, pode ocorrer erros na próxima execução devido ao uso da memória errada, por isso é importante levantar que pessoas que desejam programar nessa linguagem sabem o que fazem. 



Facilidade de aprendizado




Como todo programador deve-se capaz de aprender qualquer linguagem com facilidade, entretanto algumas linguagens de programação possuem muitas características e múltiplas maneiras de realizar a mesma função tendem a ser mais difíceis ao seu aprendizado, outro fato negativo disso é que quando possuem muito excesso de características levam certos programadores a aprenderem uma certa parte da linguagem, dificultando o entendimento de outro código. 



Ortogonalidade




Sobre a respeito da capacidade das linguagens de permitirem ao programador combinar conceitos básicos do seu aprendizado e produzir efeitos anômalos na combinação, torna-se assim uma certa linguagem seja mais ortogonal quanto estiver um número menor de exceções aos seus padrões. (“A palavra ortogonal significa ângulo fechado. É uma analogia geométrica a decisão de parâmetros para as instruções, ou seja, a primeira escolha (modo de endereçamento) independe da segunda, e vice-versa. ”) 

“LPs ortogonais são interessantes porque o programador pode prever, com segurança, o comportamento de uma determinada combinação de conceitos. Isso pode ser feito sem que se tenha de implementar teste para a averiguação do uso combinado de dois ou mais conceitos, ou mesmo buscar na especificação da LP se existe alguma restrição àquela combinação. ”

A falta desse artificio de ortogonalidade minimiza o aprendizado da linguagem e acarretando problemas na execução o programa. Alguns pensam que a ortogonalidade é um substituto para a simplicidade, mas não se deve considerar isso, mas sim buscar o equilíbrio entre os dois. De acordo com Wirth (Wirth 1975a), “ Se nós tentamos conseguir simplicidade através de generalidade da linguagem, podemos obter programas que, por sua própria concisão e falta de redundância, escapam da nossa capacidade intelectual … A chave então se encontra não tanto na minimização do número de características básicas da linguagem, mas na inclusão de mecanismos fáceis de entender ”. Assim o objetivo de equilíbrio da ortogonalidade e simplicidade possa ser chamado de preditividade. 





Referencias bibliográficas: 







P.s TecnoGeek



Nenhum comentário:

Postar um comentário